O Campeonato Ucraniano de 2019 teve início em julho de 2019 e terminou em maio de 2020, por causa da pandemia do COVID-19. O Shakhtar Donetsk foi o grande campeão, com 75 pontos, cinco a mais do que o vice-campeão, Dynamo Kyiv.

O Shakhtar Donetsk teve uma temporada impecável, conseguindo 23 vitórias e seis empates em 32 jogos. O time teve o artilheiro da temporada, Junior Moraes, com 20 gols marcados, além de outros destaques como Alan Patrick, Taison, Marlos e Marcos Antonio.

O vice-campeão Dynamo Kyiv fez uma boa temporada, mas não conseguiu superar o Shakhtar Donetsk. O time teve a melhor defesa do campeonato, sofrendo apenas 23 gols, e contou com jogadores como Vitalii Buyalskyi, Viktor Tsyhankov e Georgiy Bushchan.

Outro time que se destacou na temporada foi o Zorya Luhansk, que terminou em terceiro lugar, com 52 pontos. O time teve uma ótima campanha, com 15 vitórias, sete empates e 10 derrotas. O artilheiro do time foi Vladlen Yurchenko, com nove gols marcados.

Além dos times que se destacaram na tabela, a temporada do Campeonato Ucraniano também foi marcada por alguns jogadores que chamaram a atenção. Além de Junior Moraes, o artilheiro do campeonato, outros jogadores tiveram grandes performances, como Vitalii Buyalskyi, do Dynamo Kyiv, e Dmytro Lopytskyi, do Karpaty Lviv.

A temporada também foi cheia de histórias inspiradoras e momentos emocionantes. O Shakhtar Donetsk dedicou a vitória na Supercopa da Ucrânia ao técnico Mircea Lucescu, que deixou o clube após 12 anos. O Karpaty Lviv, que terminou em último lugar na tabela, lutou bravamente contra o rebaixamento e conseguiu se manter na primeira divisão, muito graças à grande atuação do goleiro Denys Kostyuk.

No geral, o Campeonato Ucraniano de 2019 foi uma temporada emocionante, que mostrou a qualidade do futebol ucraniano e dos jogadores que atuam no país. O Shakhtar Donetsk foi o grande campeão, mas outros times e jogadores também tiveram momentos de destaque. Foi uma temporada de muitos gols, jogos emocionantes e histórias inspiradoras, que ficarão na memória dos fãs de futebol por muito tempo.